quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Rui Costa

Ainda não tinha dedicado nenhum post ao grande Rui Costa, e merece mais que ninguem. É o meu ídolo!!!

"Bom regresso Rui Costa!
Fizeste parte da ultima grande equipa do Benfica e espero que esta ultima passagem pela tua casa sirva para lançares a próxima grande equipa do Glorioso. Olha Rui, depois de teres ido embora, nunca mais ninguém neste clube soube passar ou construir jogo no meio-campo, nunca mais houve passes de 25/30 metros e se os houve não me lembro deles porque devem ter sido de algum defesa central comprado a custo zero a despachar a bola da área.
Olha Rui, nunca mais tiv
emos ninguém que cada vez que marcava um golo, saltava o placar publicitário e ia festejar com os sócios como um menino que cumpriu com o sonho de uma vida. Ainda me lembro dos 120.000 na Luz e tu a marcares o ultimo penalty. Que emoção, que gloria!
Também me lembro quando choraste, porque marcaste um golo impensável Rui, marcaste um golo ao Benfica! Mas fizeste bem Rui, nã
o traíste a tua profissão, foste um Homem, preferistes o teu conflito e a dor do que atraiçoares quem em ti confiou. Bonito Rui.
Vi-te em manchetes de jornais italianos no Rossio e dizia sempre aos meus sobrinhos "Olhem, aquele ali é o Rui Costa" e apontava parvamente para a fotografia do Jornal. IL fantasista!!! Que orgulho. Eras o rei de Florença, foste príncipe em Milão!
Lembro-me duma noite ch
uvosa na Luz contra a Irlanda marcares um golo espectacular e um adepto irlandês perguntar "Quem é aquele gajo?" E eu dizer sobranceiramente "Rui Costa".The best.
Também me lembro do melhor golo que Portugal marcou no Euro 2004 contra a Inglaterra,
Excelente Rui, só podia ser ali na Luz, e vi a revolta
que passou por ti, que rapidamente substituída pela alegria e a dignidade!
E mais uma vez foste grande e Homem ao abandonares a Selecção, porque não te revias ali e outros houveram que não tiveram a mesma dignidade que tu, que voltaram atrás, que não
resistiram ao palco mesmo que não gostem do encenador. Por isso és grande Rui Costa, um jogador de futebol pode ser muito habilidoso, marcar muitos golos, aparecer em muitas entrevistas, mas os ídolos, os verdadeiros ídolos, sabem que o que mais interessa é à dignidade. Isso é que os faz verdadeiramente grandes. É por isso que eu sinto tanto orgulho em que tu sejas do Benfica, porque és digno! E isso foi precisamente o que eu aprendi que era o Benfica. Um clube com muitos amigos mas ainda com mais inimigos, um clube com regras simples e claras! "Um por todos e todos por um" Foi assim que eu aprendi a gostar daquele que para mim foi o mais digno capitão do Benfica até hoje, Mário Coluna. Bem-vindo Rui, tens uma missão importante, ensinar aos miúdos o que é o Benfica, ensina-lhes o que é esse fogo.
Infelizmente também vais encontrar muitos ídolos que se reclamam de uma mística benfiquista, mas que sairão se lhes oferecerem meia um prato de lentilhas. Não ligues Rui, esses são transitórios, liga aos miúdos, ensina-lhes a magia, como te ensinaram a ti.

Sê feliz e mais uma vez obrigado."






"Le sensazioni quando sono forti non invecchiano mai." (...)

(...) "Grazie per quella Champions e grazie di tutto. Nelle giocate di Kakà, caro Rui, vivrà sempre qualcosa di te."

AC Milan, comunicado oficial

Tradução: "As sensações quando são fortes jamais envelhecem (...). Obrigado por aquela Champions e obrigado por tudo. Nas jogadas de Kaká, caro Rui, haverá sempre algo de ti"



Patton

Sem comentários: